sábado, 5 de fevereiro de 2011

CD-Rom



Zeca Afonso em CD-ROM

O projecto Filhos da Madrugada, que já foi duplo álbum e concerto em Alvalade, chega agora ao formato CDROM através da editora BMG. É o método interactivo aplicado à música portuguesa, ou a possibilidade de qualquer um fazer misturas com os 20 temas do disco de homenagem a Zeca Afonso, desde que possua um leitor de CD-ROM (PC ou Macintosh, tanto faz). Mas temos mais: além de informações gerais sobre o projecto, há entrevistas com as bandas participantes e com o produtor do disco, Manuel Faria; cinco telediscos dos Sitiados, Madredeus, Delfins, Resistência e Xutos & Pontapés; letras integrais das 20 músicas e discografia do autor de Venham Mais Cinco. Tudo isto numa simples rodela de plástico com menos de um palmo de diâmetro. É obra.



"Filhos da Madrugada", edição BMG, Preço recomendado. 10000$00



CD-ROM
FILHOS DA MADRUGADA: REIVENTANDO ZECA FONSO - BMG INTERACTIVE - TEL(01- 4148020)

FILHOS DA MADRUGADA

Associação José Afonso e SIC não ajudam CD-ROM

O primeiro CD-ROM dedicado à música portuguesa, baseado no projecto «Filhos da Madrugada» e produzido pela BMG, está finalmente em fase de acabamento e deverá ser lançado até finais de Junho. A edição conheceu, no entanto, acidentes de percurso que impediram algumas das ideias iniciais de serem concretizadas.

«Filhos da Madrugada», como se sabe, é uma homenagem a José Afonso que deu origem a um duplo álbum, lançado no ano passado, por ocasião das comemorações do 25 de Abril, e depois a um concerto com as bandas participantes no registo, que ocorreu no Estádio José Alvalade. Ora o CD-ROM não oferece sobre o próprio José Afonso nada além da foto da capa, uma discografia e as letras das canções interpretadas no disco. Não há mais fotos, entrevistas, apontamentos de concerto, ou qualquer outro documento de arquivo sobre o cantor, pois a Associação José Afonso não os cedeu à BMG, preferindo demarcar o homenageado dos homenageantes.

Por outro lado, há cinco telediscos, com as participações de Delfins, Madredeus, Resistência, Sitiados e Xutos e Pontapés, mas ilustrados com imagens captadas durante a gravação áudio nos Estúdios Valentim de Carvalho. Apesar do concerto de Alvalade ter sido gravado pela Regi, os direitos de transmissão televisiva foram adquiridos pela SIC. Esta, entretanto, não cedeu material para o dito CD-ROM antes de o seu programa ir para o ar, o que aconteceu no último 25 de Abril, quando a produção do interactivo em memória do Zeca já ia em fase demasiado avançada para integrar novo material.
---

Perante as câmaras instaladas no local (o evento foi também filmado para a realização de um vídeo-documentário sobre o projecto) o nervosismo não foi pouco, mas com o passar do tempo e as sucessivas tentativas, acabou por dissipar-se, acabando por originar aquela que será a gravação final, conseguida ao fim de 7 "takes". A gravação foi dividida entre o coro global, que cantou o refrão, e a participação dos solistas -- João Aguardela, dos Sitiados, Tim, dos Xutos & Pontapés e Resistência, Miguel Ângelo, também dos Resistência, e Delfins, Vivianne, dos Entre Aspas, Natália Casanova, dos Diva, Paulo Costa, dos Ritual Tejo, João Ribas, dos Censurados, Paulo Riço, dos Essa Entente, Nuno Aragão, das Vozes da Rádio, João Sampayo dos Peste & Sida e Carlos Aurélio da Brigada Vítor Jara, e ainda duas Saras e um Tiago, pertencentes ao coro de Sto. Amaro de Oeiras --, tudo sob a direcção do maestro César Batalha.


---

A BMG Portugal já finalizou a produção do seu mais recente título, o CD-ROM "Filhos da Madrugada", uma homenagem de uma dezena de grupos portugueses ao poeta e músico Zeca Afonso. A versão final, em que já tivemos oportunidade de "dar uma voltinha" em primeira mão, terá a sua pré-apresentação durante o congresso da Portidata, a decorrer entre 26 a 29 de Outubro.

Toda a discografia de Zeca Afonso, "clips" audio, letras por extenso, entrevistas e vídeos com as actuações de grupos como os Sitiados, Madredeus, Xutos & Pontapés, entre outros, e mais surpresas... está tudo neste "Filhos da Madrugada".

Sem comentários:

Enviar um comentário